Notícias

CGU participa de reunião da ONU sobre prevenção da corrupção

publicado: 13/12/2010 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h09

A chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais da Controladoria-Geral da União (CGU), Roberta Ribeiro, está em Viena, na Áustria, onde participa da primeira reunião do Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre Prevenção da Corrupção da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema. A reunião, que começou nesta segunda-feira (13), segue até quarta-feira (15). O grupo de trabalho foi criado em 2009 durante a III Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU contra a Corrupção, realizada em Doha, Catar. O servidor da Diretoria de Prevenção da Corrupção Aureliano Junior também integra a delegação brasileira que participa do evento.

Em pauta, temas relacionados à implementação das medidas preventivas da Convenção, como prevenção da corrupção na administração das finanças públicas; promoção da integridade e da transparência na administração pública; iniciativas de conscientização; parcerias com o setor privado; relações com a mídia; e engajamento da sociedade civil, com ações voltadas para o público jovem.

Os documentos de trabalho preparados pelo Secretariado da Convenção para esta reunião apontam diversas iniciativas da CGU como boas práticas na prevenção da corrupção. Entre elas, são citados o Portal da Transparência, o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, o Programa “Um por todos e todos por um pela ética e integridade”, o Portalzinho da CGU, além do Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS).

Roberta Ribeiro informará ao grupo as novas funcionalidades do Portal da Transparência (atualizações diárias, consultas por programas, e consultas para download) e o lançamento oficial do Cadastro Pro-ética, ocorridos na semana passada, durante a celebração do Dia Internacional Anticorrupção de 2010.

 

Assessoria de Comunicação Social