Notícias

CGU e Escola Aberta promovem I Mostra de Esquete Teatral em Pernambuco

publicado: 10/11/2010 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h09

CGU e Escola Aberta promovem I Mostra de Esquete Teatral em Pernambuco


A unidade regional da Controladoria-Geral da União em Pernambuco (CGU-Regional/PE), em parceria com o Programa Escola Aberta do Ministério da Educação (MEC), promove nesta quinta-feira (11), das 9h às 17h, no Teatro Barreto Junior, esquetes teatrais sobre o tema “Todo mundo de olho vivo no dinheiro público”. A atividade, que contará com a participação de alunos do Programa, é fruto da parceria entre o Programa Escola Aberta e a CGU no Estado, com o intuito de desenvolver o sentimento de cidadania entre os membros da comunidade escolar.
Serão 13 equipes que irão apresentar, durante todo o dia, peças com duração máxima de 10 minutos e enredos que tratarão da importância da participação da comunidade na fiscalização dos recursos públicos e nas decisões que afetam a cada um de nós. Segundo a consultora do MEC Virgínia Menezes, a criatividade no trabalho dos grupos vai estimular o debate sobre controle social e gestão democrática dos recursos públicos, a partir da escola. Para a auditora da CGU Fernanda Calado o evento será “uma forma de discutir, desde cedo, a participação cidadã de modo lúdico e divertido”.
De acordo com a Comissão Organizadora do Comitê Metropolitano da Escola Aberta, a iniciativa valoriza o trabalho artístico realizado nas oficinas de final de semana, ao mesmo tempo em que estimula nas escolas a reflexão sobre a transparência no uso do dinheiro público. O evento contará com a participação do ator Zé Ramos, que atuará como mestre de cerimônia. As apresentações são abertas ao público, com entrada gratuita.

Escola Aberta

O Programa Escola Aberta, que resultou de um acordo de cooperação entre o MEC e a UNESCO firmado em 2004, tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de atividades complementares às ações educacionais no espaço das escolas públicas, nos finais de semana, para aprofundar a integração entre escola e comunidade, ampliar as oportunidades de acesso a iniciativas de promoção da cidadania e transformar a escola em ambiente aberto a novas práticas de aprendizagem e convivência comunitária.
O Escola Aberta é responsável pela abertura de 1.882 escolas no país durante os finais de semana, para a realização de atividades de lazer, cultura, esportes, geração de renda e formação educativa complementar. Em Pernambuco, 453 escolas distribuídas em 14 secretarias de educação participam do programa.

Olho Vivo

Desenvolvido pela Controladoria-Geral da União, o programa Olho Vivo no Dinheiro Público tem o objetivo de incentivar o controle social, fazendo com que o cidadão, no município, atue para a melhor aplicação dos recursos públicos, prevenindo a corrupção e o mau gasto.
Além das atividades com estudantes, a CGU desenvolve ações de capacitação e conscientização voltadas para conselheiros municipais, gestores públicos, lideranças da sociedade civil, vereadores, estudantes universitários, professores e empresários; ações de promoção da transparência pública, como o Portal da Transparência do Governo Federal; e aprimoramento da legislação sobre o tema, dentre outras.

 

Assessoria de Comunicação Social