Notícias

Navarro abre Semana de Mobilização para a Cidadania no Pará

publicado: 29/09/2009 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h06

O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, participou, nesta segunda-feira (28), no Pará, da cerimônia de abertura da II Semana de Mobilização para a Cidadania, promovida pela unidade regional da CGU no Estado, em parceria com diversos órgãos federais, estaduais e municipais, para fomentar a discussão sobre ética, cidadania, controle social, tributos, transparência e combate à corrupção no Brasil. Na ocasião, Navarro ministrou palestra sobre “Transparência e Cidadania”.

A cerimônia, realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), serviu também para o lançamento oficial da “Rede de Controle da Gestão Pública” no Estado, coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de intensificar a articulação de esforços entre órgãos encarregados da prevenção e do combate à corrupção, como a própria CGU, a Polícia Federal, a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público, entre outros órgãos.

Leia mais informações sobre o evento

Para encerrar a cerimônia, houve a premiação dos vencedores do Concurso Cultural do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público – promovido pela CGU no município de Capanema/PA, envolvendo alunos do ensino médio e fundamental – e uma apresentação da cantora paraense Lucinha Bastos.

Capacitação

Como parte das atividades da II Semana de Mobilização para a Cidadania, teve início nesta terça-feira (29) mais um evento de capacitação do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público. O alvo, dessa vez, são os servidores de Belém e de municípios vizinhos (Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara), além de conselheiros de políticas públicas das áreas da saúde, educação e assistência social. Durante as aulas de capacitação, serão abordados temas como Controle Social, Processo Administrativo Disciplinar, Licitações e Contratos e Convênios Federais.

Já o Grupo de Educação Fiscal do Pará tratará o tema Educação Fiscal com alunos do curso de Pedagogia da UFPA. A finalidade é despertar a consciência do cidadão acerca da necessidade e da função social do tributo, incentivando o acompanhamento dos recursos arrecadados e a devida aplicação em beneficio da população.

Além disso, haverá ao longo dessa semana, também na UFPA, um ciclo de debates acadêmicos sobre “Cidadania X Corrupção”. O objetivo é fortalecer o interesse pelo tema no ambiente universitário, estimulando o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o fenômeno da corrupção, e conscientizando alunos e professores sobre o papel de cada um, como cidadãos e acadêmicos, no controle da corrupção.

 

Assessoria de Comunicação Social