Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > 08 > Mais prazo e maior chance de premiação em concurso de redação e desenhos da CGU

Mais prazo e maior chance de premiação em concurso de redação e desenhos da CGU

por publicado: 31/08/2009 00h00 última modificação: 01/05/2014 23h06

Os estudantes dos ensinos médio e fundamental interessados em participar do 3º Concurso de Redação e Desenho da Controladoria-Geral da União (CGU) ganharam mais duas semanas para o envio das fichas de inscrição e dos trabalhos. É a oportunidade de esmero antes do encerramento do prazo de entrega dos trabalhos, antes previsto para 30 de setembro e agora marcado para até 16 de outubro.

O adiamento tem a ver com a epidemia mundial do vírus da gripe H1N1. Para minimizar o risco de contaminação depois do retorno das férias escolares do meio do ano, em pleno inverno no hemisfério sul, escolas de todo o País postergaram em duas semanas o fim das férias. Por isso o prazo maior no concurso.

Além de mais tempo para se dedicarem aos seus desenhos e redações, os participantes passam a ter um incentivo extra: os terceiros colocados de cada série nas categorias Desenho e Redação I e os terceiros colocados nas categorias Redação II e Redação III, receberão como prêmio um DVD player.

De acordo com as regras iniciais da 3ª edição do concurso, somente os dois estudantes melhores colocados nas categorias receberiam computadores, câmeras fotográficas, viagens e estadia para as cerimônias comemorativas do Dia Internacional da Corrupção, em dezembro, nas capitais estaduais e em Brasília.

A melhoria da premiação visa estimular os participantes e agregar quantidade e qualidade ao universo de trabalhos concorrentes. Também serão distinguidos com recompensas e certificados as escolas que apresentarem o melhor plano de sensibilização e de mobilização e os professores responsáveis pela aplicação da atividade.

Estudantes do ensino fundamental e médio podem participar da iniciativa, que tem como objetivo incentivar o interesse dos cidadãos e cidadãs crianças e jovens pelo controle social, pela ética, pela cidadania. Nas duas primeiras edições, em 2007 e 2008, o concurso contou com a participação de 370 mil estudantes.

O tema do 3º Concurso de Redação e Desenho da Controladoria-Geral da União (CGU) é Todos pela ética e pela cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor. Para acesso ao regulamento e à ficha de inscrição pela internet, basta consulta ao Portalzinho da CGU (www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos) e à página do Programa Nacional de Educação Fiscal para a Cidadania (http://www.esaf.fazenda.gov.br/esafsite/educacao-fiscal/Edu_Fiscal2008/INDEX.htm), que é parceiro da CGU na promoção do concurso.

 

Assessoria de Comunicação Social