Notícias

Curso a distância e aberto ao público estimula o controle social dos gastos do governo

publicado: 27/11/2007 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h07

Cidadãos de todo País têm a oportunidade de participar do primeiro curso a distância – via internet – oferecido pela Controladoria-Geral da União (CGU) para o público em geral. Em pauta, o controle social sobre os gastos públicos. A primeira edição do curso, com 40 horas de duração e 300 participantes, deverá terminar no próximo dia 21 de dezembro. Em fevereiro do ano que vem, a CGU deverá organizar a segunda turma, para 60 pessoas. O planejamento prevê, para daí em diante, a oferta mensal de vagas.

No curso em andamento, os trezentos participantes estão divididos em cinco turmas, com 60 alunos cada, uma em cada Região do País. O conteúdo programático está dividido em três módulos: o primeiro trata da participação popular no estado brasileiro; o segundo, do controle das ações governamentais; e o terceiro explica como deve ser feito o encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis. Personagens fictícios e diálogos que retratam o cotidiano e a sociedade brasileira facilitam a compreensão das informações e estimulam a identificação dos cidadãos. Equipe de técnicos da CGU fica à disposição dos alunos para o esclarecimento de dúvidas.

O oferecimento do curso faz parte do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, criado em 2003 pela CGU. Essa iniciativa contempla diversas atividades de educação presencial para, além de estimular o controle social dos gastos públicos, capacitar servidores municipais sobre a correta aplicação dos recursos repassados pela União aos municípios.

Assessoria de Comunicação Social