Notícias

Programa Olho Vivo realizará concursos de redação e desenho

publicado: 27/09/2007 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h08

Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção? Essa pergunta será tema dos concursos de redações e desenhos que a Controladoria-Geral da União (CGU) passará a promover entre alunos do ensino fundamental dos municípios participantes do Programa Olho Vivo. A iniciativa tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pelo controle social e promover a reflexão sobre o tema no ambiente escolar.

O concurso será dividido em duas categorias e duas etapas. A categoria Desenho será destinada aos alunos do 1º ao 5º ano. Já a de Redação será voltada aos estudantes da 6ª à 9ª séries. Durante a primeira etapa, realizada em cada município, serão selecionados os três melhores trabalhos de cada série inscritos nas duas categorias, que estarão classificados para concorrer na fase nacional.

Os trabalhos selecionados na primeira etapa receberão medalhas ou placas e certificados. Para o primeiro colocado de cada série na fase nacional o prêmio será um microcomputador e um certificado. Os vencedores receberão o prêmio nas cerimônias de comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção, 9 de Dezembro, que serão realizadas em Brasília e em todas as capitais do País. As despesas do deslocamento, com acompanhante, até a capital do Estado serão custeadas pela organização do concurso.

Piloto

O projeto piloto dos concursos foi realizado pela CGU, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Município de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, em agosto deste ano. O concurso mobilizou mais de 2 mil alunos e foram recebidas mais de 1,2 mil redações. Veja as fotos do concurso.

Inscrições

As equipes responsáveis pelo Programa Olho Vivo, ao chegar ao município, farão a mobilização junto às escolas para orientar alunos e professores quanto à participação no concurso.

Os trabalhos inscritos deverão tratar do tema proposto, ser individuais, inéditos e identificados em formulários próprios, fornecidos pela CGU.