Notícias

CGU faz seminário em Colatina (ES ) para qualificar pessoal

publicado: 10/03/2006 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h07

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizará em Colatina (ES ), de 13 a 17 deste mês, o seminário “Mobilização e qualificação para o controle social”, que faz parte das ações do programa Olho Vivo no Dinheiro Público no Estado do Espírito Santo. O evento tem como objetivo sensibilizar e qualificar os cidadãos para a importância do controle tributário e da correta aplicação dos recursos públicos.

Promovido pela CGU-Regional/ES, o seminário tem como parceiros o Ministério Público no Estado do Espírito Santo e a Secretaria de Estado de Fazenda e terá participantes de nove prefeituras: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindemberg, Itaguaçu, Itarana, Marilândia, Pancas e São Roque do Canaã. O público alvo do evento são os agentes públicos municipais, integrantes dos Conselhos Municipais de Controle Social, alunos das redes de ensino pública e privada, educadores e lideranças locais.

Entre os itens que serão abordados no seminário, citam-se o perfil constitucional dos órgãos de proteção ao patrimônio público; a transparência na gestão pública e controle social; a autonomia, demandas e definição de prioridades dos conselhos municipais; educação tributária, como fator de crescimento econômico dos municípios, entre outros. Serão realizadas palestras, estudos de casos, oficinas, exposição participativa, exibição de vídeos e estudos dirigidos a partir da cartilha “Olho vivo no dinheiro público”, do manual “Gestão de Recursos Federais” e de textos selecionados.

Programação

O evento terá abertura solene na segunda-feira (13), às 18h30, no Sesc central de Colatina. No mesmo local, das 19 às 21 horas, falarão representantes das lideranças locais. Nos dias 14 e 15, das 13h30 às 19h30, acontecerão as palestras destinadas aos agentes públicos municipais, no auditório da Unimed, localizado no bairro Esplanada. A reunião com os Conselhos Municipais de Controle Social acontecerão dias 16 e 17, no mesmo local e horário.

Já a interação com os educadores acontecerá na tarde do dia 14 de março no auditório da Promotoria de Justiça/MPES, na Praça Sol Poente. Os alunos da rede de Ensino Básico e do Ensino Superior participarão do treinamento no dia 16 de março, respectivamente, na Escola Municipal Maria da Luz Gotti e na Unesc do bairro Honório Fraga.