Notícias

Waldir Pires expõe ações da CGU na UnB

publicado: 01/04/2005 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h09

Durante palestra feita hoje (01/04), no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília, o Ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, disse que a nação brasileira está desafiada a retomar a idéia de construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, justa e solidária, onde não haja espaço para a exclusão social.

"Não há democracia sem a correta aplicação dos recursos públicos", observou o ministro, informando a professores, estudantes e funcionários da UnB sobre as principais ações desenvolvidas pela Controladoria-Geral da União no combate à corrupção e na promoção da transparência na administração pública, entre elas o Portal da Transparência e a cartilha "Olho Vivo no Dinheiro Público".

O Portal da Transparência é um sistema informatizado que disponibiliza, em único sítio, na Internet, informações detalhadas acerca dos programas e ações de governo, consubstanciadas no Orçamento Geral da União. Pode ser acessado nos endereços: www.portaldatransparencia.gov.br e www.portaltransparencia.gov.br.

A cartilha, por sua vez, é dirigida principalmente às populações dos pequenos e médios municípios e, além de incentivar a população a cobrar maior atuação e eficácia dos conselhos municipais, ensina como identificar e onde denunciar os casos mais comuns de desvios de recursos públicos.

Pesquisas

Após a palestra do ministro, a professora Lúcia Avelar, diretora do Instituto de Ciência Política da UnB, informou que a instituição está reativando uma linha de pesquisa sobre a corrupção, buscando criar instrumentos de medição da extensão desse mal e de avaliação das políticas usadas para combatê-lo. A iniciativa, segundo ela, conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (Unodc).

Além do ministro e da professora Lúcia, estiveram presentes também o reitor da UnB, Lauro Mourhy, e o diretor regional do Unodc, Giovani Quaglia.