Notícias

Mais 92 servidores são requisitados para compor Comissões de Inquérito

publicado: 16/10/2002 00h00, última modificação: 01/05/2014 23h06

A Corregedora-Geral da União, Ministra Anadyr de Mendonça Rodrigues, requisitou, hoje (16/10), mais 92 servidores de nove Ministérios e da Advocacia-Geral da União, para compor 46 sindicâncias no âmbito do extinto Departamento Nacional de Estadas de Rodagem (DNER), em diversos Estados brasileiros, atendendo a pedido formulado pelo Ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida.

A CGU requisitou, na semana passada, 88 servidores de 12 Ministérios, para compor 44 Comissões encarregadas de apurar indícios de fraudes em concessão de benefícios e arrecadação da Previdência Social, nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Recentemente, o Ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa, formulou pedido idêntico, para a instauração de 20 comissões destinadas a apurar irregulares na extinta Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o que demandará a convocação de mais 40 servidores de outros órgãos. O perfil dos servidores que compõem essas comissões, em geral, é de Procuradores, Auditores, Contadores, Engenheiros, Técnicos de administração de Nível Superior e Técnicos em Contabilidade.

DNER

Como as comissões que irão apurar irregularidades no extinto DNER serão instaladas em distintas regiões do País, só do Ministério da Educação foram requisitados 45 servidores das Universidades do Maranhão, Ceará. Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba e Pará.

Foram requisitados, ainda, servidores dos Ministérios da Justiça, Agricultura, Defesa, Planejamento, Saúde, Desenvolvimento Agrário e Relações Exteriores. No caso específico, a requisição não exigirá o afastamento do servidor de suas atividades regulares, nem trará quaisquer ônus, decorrentes de diárias ou passagens, já que ele é recrutado no próprio Município.