Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Transparência Pública > Rede de Transparência e Acesso à Informação

Rede de Transparência e Acesso à Informação


A Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA), da qual a Controladoria -Geral da União (CGU) é membro pleno, congrega instituições responsáveis pela supervisão em transparência e direito de acesso a informação pública na América Latina. Criada em abril de 2011, a Rede conta hoje com 19 membros em 12 países, além de organismos internacionais.

Atualmente, a RTA é gerida por um Conselho Diretivo, do qual fazem parte o Instituto Federal de Acesso a Informação do México (IFAI), o Conselho para a Transparência do Chile, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Defensoria do Povo do Peru e a Unidade de Acesso à Informação Pública do Uruguai  (UAIP). Os dois primeiros ocupam, respectivamente, as posições de Presidência e Secretaria-Executiva da Rede.

A RTA enfoca seus trabalhos em cinco áreas temáticas: Arquivos, Jurisprudência, Indicadores, Capacitação e Difusão e Governo Aberto.


Destaque


A Controladoria-Geral da União (CGU) – em parceria com a Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA) e Organização dos Estados Americanos (OEA) – promoveu o concurso de curtas “Informe-se e melhore a sua qualidade de vida” (“¡Infórmate!  y mejora tu calidad de vida”). A iniciativa tem por objetivo conscientizar os cidadãos sobre a importância do exercício do direito de acesso à informação pública para melhorar a qualidade de vida.

O curta brasileiro, de Áquila Cavalieri Frota, de 18 anos, foi o grande vencedor da primeira edição  (ver galeria ao lado)O concurso é voltado a estudantes de cinema, audiovisual e design gráfico de universidades públicas e privadas dos países componentes da RTA, que podem participar de forma individual ou em grupo. 

 


Conheça

Site Internacional da RTA

Participantes

Participantes

Iniciativas



Últimas notícias

Ouvidoria participa do XII Encontro da Rede de Transparência e Acesso à Informação

Evento discutiu direito à informação, transparência e participação cidadã na América Latina

Ministério da Transparência celebra Dia Internacional do Direito ao Saber

No Brasil, órgão destaca Lei de Acesso à Informação e criação do Portal da Transparência