Denúncias e Manifestações


A CGU trata de assuntos relacionados a todo o Poder Executivo Federal e não apenas de temas relativos ao órgão. Por meio da Ouvidoria-Geral da União são recebidos denúncias, solicitações, sugestões, reclamações, elogios e sugestões de simplificação referentes aos serviços públicos federais em geral, que envolvam ações de agentes, órgãos e entidades.

Portanto, caso você tenha uma dessas cinco manifestações a fazer, acesse o Fala.BR. O sistema funciona 24h, permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada. Para utilizar o Fala.BR, não é necessário se cadastrar. Porém, quem realiza o cadastro tem acesso ao histórico das suas manifestações.

Há opção de informar o nome, ou fazer uma manifestação anônima. Se fizer uma manifestação identificada, poderá acompanhar o andamento e conferir a resposta no próprio sistema, ou no e-mail que informar.

 


Tipos de Manifestação

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados 

ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo

SIMPLIFIQUE!: solicitação para simplificar os serviços prestados por qualquer órgão ou entidade federal

A sua manifestação não é uma denúncia, solicitação, sugestão, reclamação ou elogio?
Conheça as outras formas de entrar em contato.