Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Ouvidoria > Atividades

Acompanhamento e Controle das Atividades de Ouvidoria

por ASCOM publicado 28/04/2014 14h11, última modificação 28/04/2014 14h11

 

O Governo Federal tem promovido a institucionalização de diversas soluções destinadas a viabilizar a participação e o controle social. Entre essas soluções, destaca-se a ouvidoria, que se coloca à disposição da sociedade como instrumento que pretende atribuir concretude ao mandamento constitucional que confere ao cidadão a titularidade do poder político.

Nesse contexto, não é surpresa o crescimento continuado do quantitativo de ouvidorias no passado recente, atingindo a quase duas centenas de ouvidorias especializadas nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Através do desenvolvimento da atividade de acompanhar as atividades de ouvidoria, a Ouvidoria-Geral da União, ligada à Controladoria-Geral da União, procura efetivar a integração sistêmica e organização operacional entre as ouvidorias, de modo a padronizar as informações, com o estabelecimento de uma política de gestão de informação e de conhecimento em ouvidoria, bem como o estabelecimento e implementação da política de formação e disseminação específica para o setor, calcada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Principais ações do acompanhamento e controle das atividades de ouvidoria:

1. Integração sistêmica

  • Faladoria: espaço virtual para interação, criado para fomentar o debate acerca de temas de relevância para a constituição do sistema federal de ouvidorias públicas.

  • Cartilha: com o objetivo de orientar a implantação de uma unidade de ouvidoria.

2. Política de Formação e Disseminação

  • Casoteca de Ouvidoras Públicas: que expõe estudos de caso com o objetivo de fortalecer a gestão organizacional e apoiar a capacitação e o compartilhamento de conhecimento organizacional no âmbito das ouvidorias da Administração Pública Federal.
  • Cursos e eventos de formação: que permitam a capacitação e o aperfeiçoamento das equipes das ouvidorias e sejam base para o desenvolvimento de pesquisas acadêmica