Premiações

por ASCOM publicado 02/05/2014 17h30, última modificação 25/08/2016 09h32
Confira as premiações internacionais e nacionais conquistadas pelo ODP.

Criado em dezembro de 2008 com o objetivo de aplicar metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação, na produção de conhecimentos capazes de subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas por parte dos gestores públicos, o Observatório da Despesa Pública (ODP) já conquistou alguns prêmios. Eles demonstram o valor que a iniciativa tem para aumentar a transparência da gestão e prevenir a corrupção, por meio do uso de ferramentas e tecnologias avançadas.

 

Prêmios Internacionais


United Nations Public Service Awards 2011
Categoria: Avançando na Gestão do Conhecimento Governamental

O United Nations Public Service Awards é o mais prestigioso reconhecimento internacional de excelência no serviço público dado pela ONU. Premia os resultados e contribuições inovadores das instituições que conduzam a uma gestão pública mais efetiva e responsável nos países em todo o mundo. Por meio de uma competição anual, o prêmio promove o papel, profissionalismo e visibilidade do serviço público.

Este é o primeiro prêmio internacional conquistado pelo Observatório da Despesa Pública (ODP) e se soma a outros três prêmios nacionais recebidos desde sua criação, em dezembro de 2008. Desta vez, o ODP ficou em 1º lugar na categoria 4, Avançando na Gestão do Conhecimento Governamental, entre os países da América Latina e do Caribe.

 

Prêmios Nacionais

Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública 2013
Categoria: Sistemas de Informações Gerenciais e Geográficas
Projeto: Banco de Preço de Referência, da Controladoria Geral da União. 

O Observatório da Despesa Pública (ODP) recebeu, em agosto de 2013, o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria de Sistemas de Informações Gerenciais e Geográficas. Em sua 19ª edição, o Conip é considerado o principal prêmio da informática pública no país e tem como objetivo incentivar iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como ONG's e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública. 

O projeto apresentado consistiu na criação de um Banco de Preços de Referência a partir de Dados Abertos do Portal da Transparência. O projeto, idealizado por servidores da Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE), da CGU, utiliza tecnologia avançada de análise e mineração de dados para alcançar uma média de preço real a ser praticado em aquisições de produtos pelo Governo Federal. O sistema inclui mais de 35 mil preços, agrupados por região, estado e sazonalidade. Também é possível identificar quais órgãos compram abaixo e quais compram acima do preço de referência e, dessa forma, traçar um perfil de quanto poderia ser economizado – em 2012, por exemplo, foi possível identificar uma economia em potencial de R$ 450 milhões somente com os 65 produtos já cadastrados.

 


 

Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) 2010
Categoria: e-Administração

O Observatório da Despesa Pública (ODP) foi contemplado, em 18 de agosto de 2010, com o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2010), concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A cerimônia de premiação ocorreu em Fortaleza e contou com a presença do diretor de Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Gilson Libório. Foram analisados 95 projetos e o ODP foi um dos quatro premiados na categoria e-Administração.

O Prêmio e-Gov, criado em 2002, tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federal, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

Os projetos são avaliados segundo os seguintes critérios: ineditismo; modernização dos serviços oferecidos; democratização do acesso ou de oportunidades; interação com o governo; integração de funções; usabilidade e facilidade de acesso; qualidade técnica da iniciativa; segurança e privacidade, impactos e resultados; e possibilidade de replicação.

 


 

Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública 2009
Categoria: melhor projeto de informática pública

O Observatório da Despesa Pública (ODP) recebeu, em junho de 2009, o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria de Melhor Projeto de Informática Pública. Em sua 12ª edição, o Conip é considerado o principal prêmio da informática pública no país e tem como objetivo incentivar iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como ONG's e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.

Trabalhos do Brasil inteiro concorreram ao 12° Prêmio Conip, em 2009. Desde 1998, o Conip premia os melhores projetos que utilizam a Tecnologia da Informação para a melhoria dos serviços públicos. Foram inscritos aproximadamente 150 propostas e selecionados 15 na modalidade Iniciativas de Sucesso e 5 na modalidade Projetos, entre eles o ODP como contribuição para a eficiência e eficácia da administração pública.

 


 

Prêmio TI & Governo 2009
Categoria: e-Democracia

O Observatório da Despesa Pública (ODP) foi contemplado com o prêmio TI & Governo 2009, concedido pela Plano Editorial, empresa responsável por publicações voltadas para a tecnologia da informação (TI), como a Informática Hoje e a newsletter TI & Governo. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 15 de dezembro de 2009, em São Paulo, e contou com a presença do secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI), Marcelo Stopanovski.

O prêmio TI & Governo é entregue anualmente aos 20 projetos mais inovadores em governo eletrônico de empresas públicas federais, estaduais ou municipais. Mais de 100 projetos foram inscritos em 2009. A seleção considerou critérios como caráter inovador, impacto na administração pública, relevância social e transparência.

Premiado na categoria “e-Democracia”, o ODP será incluído no Anuário TI & Governo 2009, o catálogo de divulgação dos vencedores.