O Que É

por ASCOM publicado 02/05/2014 17h15, última modificação 25/08/2016 09h31
ODP é uma unidade de produção de informações estratégicas voltadas às ações de prevenção da corrupção, à tomada de decisão pela CGU e ao apoio à boa e regular gestão pública

A produção de informações estratégicas atingiu um novo patamar de excelência com a criação do ODP. Servidores aliam tecnologia ao cruzamento de diversos bancos de dados. O Observatório da Despesa Pública (ODP) é uma unidade permanente da Controladoria-Geral da União (CGU) voltada à aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

As análises conduzidas no ODP são direcionadas à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências. Dessa forma, o Observatório funciona como uma "malha fina" das despesas públicas - mais uma maneira para garantir a correta aplicação do dinheiro do contribuinte.

 Composto por técnicos especializados e usando tecnologia moderna, o ODP aplica método científico para cruzar dados de diferentes fontes, à procura de sinais de má aplicação dos recursos federais. O Observatório apura, por exemplo, a existência de relações pessoais entre sócios de uma empresa e os servidores do órgão que a contratou.

Uma vez que o ODP tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública, os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGU, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.

As informações geradas não são necessariamente relativas a fraudes ou mau uso do dinheiro público, mas são situações "estranhas", em que há grande possibilidade de isso acontecer. Por esse motivo, os dados apurados são encaminhados aos auditores da CGU, para que verifiquem se há irregularidades e tomem as providências necessárias.

 

Público-alvo

Interno: Gestores e Equipes de fiscalização da CGU e Gestores Públicos
Externo: Gestores Públicos e a Sociedade

 

Conceito

O ODP é uma unidade de produção de informações estratégicas voltadas às ações de prevenção da corrupção, à tomada de decisão pela CGU e ao apoio à boa e regular gestão pública.