Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Integridade > Pró-Ética > Entrevistas > Tecnew

Tecnew Consultoria em Informática S/A.


Confira, abaixo, a entrevista com o presidente da Tecnew, Marco Tulio Chaparro, e o Diretor e Compliance Officer, Christian Tadeu Santos e saiba mais sobre as principais iniciativas adotadas pela empresa na área de integridade.

Fio Separador 3.png

Tecnew Consultoria em Informática S/A.

A Tecnew Informática é uma empresa do setor de tecnologia da informação e está há mais de 19 anos no mercado. Desde 1998 acompanha as contínuas mudanças tecnológicas exigidas pelo mercado. Nesse período, a empresa evoluiu e, hoje, não apenas comercializa produtos e serviços, mas oferece soluções de qualidade.

Para garantir um ambiente de negócios ético e íntegro, a Tecnew tem códigos de conduta para colaboradores e fornecedores, possui um canal de denúncias externo, além de um canal de consulta interno para o esclarecimento de dúvidas e envio de sugestões relacionadas a boas práticas. 

Nessa entrevista, Marco Tulio Chaparro, Presidente, e Christian Tadeu Santos, Diretor e Compliance Officer, apresentam as principais iniciativas adotadas pela empresa na área de integridade.

 

1) A Tecnew é uma empresa de pequeno porte. Por que o tema da integridade e do combate à corrupção é tão importante?

Desde a sua criação, a Tecnew vem interagindo com grandes empresas, principalmente multinacionais. Estas empresas sempre tiveram como obrigatórias em seus contratos de parcerias cláusulas que hoje entendemos como combate à corrupção. Contudo, a forma de concordância era mais parecida com um termo de adesão do que um acordo entre empresas. Em 2010, a Tecnew entendeu que precisava implantar políticas de controle na empresa, e começamos pela ISO 9001, seguida pelo controle de contratos, contábil, trabalhista e culminando na política anticorrupção. Todas as formas de controle que visam à ética e à longevidade da empresa devem ser adotadas e constantemente adaptadas às mudanças que a legislação e os novos tempos trazem.

 

2) O que a levou a criar um canal de consulta interno para que os colaboradores possam tirar suas dúvidas e enviar e sugestões quanto às práticas que devem ser observadas em relação ao tema integridade?

A criação do canal de consulta foi idealizada para dar mais transparência às nossas políticas, considerando que em uma pequena empresa os processos são simplificados e focados no resultado.

 

3) Como funcionou na prática?

Na prática todas as políticas de controle implementadas foram desenhadas de acordo com o tamanho da nossa empresa. No caso da política anticorrupção, o impacto na implementação foi menor, primeiro por terem sido apresentadas ao longo dos anos e segundo por se tratar de assunto de conhecimento público, com grande apelo da mídia.

 

4) Quais recursos foram necessários para implementar o canal? Houve algum custo financeiro na solução?

Foi necessária a contratação de um escritório de advocacia especializado em Direito Administrativo e Lei Anticorrupção para subsidiar a empresa com relação à legislação.

O custo adicional necessário para a implementação foi a contratação do referido escritório e o treinamento inicial aos colaboradores.

 

5) Quais ganhos o canal traz para a Tecnew? Qual o quantitativo de manifestações registrado no canal?

O canal de denúncias aproxima os colaboradores com a alta direção da Companhia, pois oferece comunicação direta com os executivos.

Pesquisas realizadas em diversas empresas relatam que mais da metade das situações antiéticas vivenciadas nas organizações somente se tornam conhecidas pelas empresas por meio de um canal de denúncias. Assim, com a implementação de um canal de denúncias o contencioso judicial será extremante reduzido ou nulo.

Um ganho importante é a transparência no ambiente de trabalho com a vivência da conduta ética. Além disso, reforçamos a clareza em todas as nossas atividades, privilegiando relações com colaboradores e demais públicos que possuem o mesmo perfil ético e moral (acionistas, fornecedores, parceiros, clientes e comunidades de entorno).

Não houve registro em 2016 de qualquer tipo de denúncia.

 

6) Que tipo de benefícios a obtenção do selo Empresa Pró-Ética trouxe para a Tecnew?

Foram vários os benefícios. Podemos destacar, em primeiro lugar, a certeza de que o programa de compliance está adequado, pois foi auditado, testado e investigado pelo Estado.

Também ganhamos visibilidade, já que há empresas nacionais e multinacionais interessadas em fazer parcerias com empresas que adotam uma política séria de posicionamento contra a corrupção. Além disso, tivemos mídia gratuita e divulgação do posicionamento da empresa com relação aos valores éticos e morais adotados.

Outro benefício foi a avaliação recebida, com relatório detalhado, por parte da CGU, que permite melhorias, ajustes e adequações contínuas.

Finalmente, é importante lembrar que, futuramente, empresas que adotarem e possuírem a referida comenda poderão ter tratamento diferenciado no mercado para contratação com a administração pública, participação em políticas de fomento e aquisição de empréstimos em linhas subsidiadas pelo Governo.