ABB

 

Confira, abaixo, a entrevista com a Country Integrity Officer da ABB Ltda, Milena Sbrana da Silveira, e saiba mais sobre as ações de transparência, prevenção e combate à corrupção no ambiente corporativo da empresa.

Fio Separador 3.png

abbEmpresa pioneira em tecnologia, a ABB possui clientes em diversos setores, como indústria, transporte e infraestrutura, sendo umas das organizações destacadas na premiação do Pró-Ética 2016. Com compromisso claro da alta direção – tanto na sede como em todas as regiões e divisões –, a ABB percebeu que uma forte cultura de integridade e um robusto programa de compliance têm impacto positivo no sucesso a longo prazo e na sustentabilidade da empresa.

Uma das iniciativas de sucesso da empresa foi liderada pelo seu presidente no Brasil, Rafael Paniagua, que apresentou e divulgou, pessoalmente, a campanha #EuAtuoComÉtica, que destaca a importância da ética e integridade para os negócios e da punição para quem praticar atos que vão de encontro a esses valores.


1) Qual a importância de a Presidência divulgar, pessoalmente, os códigos, políticas e campanhas relacionados ao tema?

O envolvimento da alta direção nos assuntos de ética e integridade para os negócios é um dos pilares do programa de integridade da ABB Brasil. Nossa empresa entende que a integridade deve ser colocada em prática em todos os níveis da corporação, desde as posições mais operacionais até a alta direção. Ao divulgar pessoalmente os códigos, políticas e campanhas relacionados ao tema de integridade, nosso Presidente procura liderar pelo exemplo, reforçar nosso comprometimento com a integridade e passar a mensagem de que violações à ética e à integridade não serão toleradas.

Ressalte-se que o presidente da ABB Brasil periodicamente reforça a importância do tema Integridade na empresa por meio da sua conta pessoal de Twitter e Linkedin e em entrevistas concedidas a diversos jornais de grande circulação.

Todas essas medidas adotadas diretamente pelo presidente da ABB Brasil demonstram o seu comprometimento com o tema.


2)  O que levou o presidente a lançar a campanha #EuAtuoComÉtica?

A motivação da campanha #EuAtuoComÉtica foi o seu comprometimento com o tema integridade e a importância do assunto para a companhia, que constantemente já reforça para todos os colaboradores ABB a importância de se atuar com ética na condução dos negócios da empresa.


3) Qual ganho a campanha trouxe para a ABB?

O engajamento do presidente nas campanhas de integridade promovidas pela ABB aumenta a conscientização dos nossos colaboradores não só em relação à importância do tema, mas também quanto à obrigatoriedade de agir em conformidade com nossos princípios éticos.

Quando o próprio presidente da empresa se engaja numa campanha assim, nossos colaboradores são encorajados a agir dessa maneira. Esse incentivo transparece para nossos clientes e fornecedores, na medida em que nossos colaboradores passam a demonstrar e exigir destes que hajam com base nos mesmos princípios, aumentando a confiança de fornecedores e clientes na ABB e, consequentemente, agregando valor aos nossos negócios.


4) A ABB afirma que “nós estamos comprometidos com um alto padrão de integridade que é esperado de cada funcionário em todos os países onde fazemos negócio”. Quais ações de ética e integridade a empresa possui hoje? E de que forma os funcionários estão envolvidos?

O programa de integridade da ABB abarca inúmeras ações de ética e integridade e nossos funcionários são envolvidos na medida em que suas atividades estão relacionadas com essas ações.

O primeiro envolvimento dos nossos funcionários com o programa de integridade da ABB ocorre logo no primeiro dia de trabalho na empresa. Durante a integração, o funcionário recebe uma cópia do nosso Código de Conduta e é convidado a tomar conhecimento do seu teor nesse momento.

Nos primeiros meses de trabalho, o funcionário é submetido a diversos treinamentos de integridade, presencial e online. Periodicamente, esse funcionário recebe informativos e cartas sobre o tema ética e integridade, além de ter acesso a casos reais divulgados na intranet da empresa com o objetivo de conscientizar nossos colaboradores do que consideramos certo e errado.

Além dos treinamentos, o funcionário tem contato com nosso programa de integridade por meio das nossas ferramentas de controle. Por exemplo, se nas suas atividades o funcionário tem interface com representantes comerciais, ele será orientado a registrar informações e obter aprovações na database de representantes comerciais.

O mesmo acontece se o funcionário pretende receber ou dar algum presente, propiciar um entretenimento ou custear despesas de um cliente ou fornecedor, situação em que ele terá que utilizar a database de presentes, entretenimentos e despesas.

Se o funcionário tem alguma preocupação ou presenciou alguma situação que fere os princípios éticos e de integridade da ABB, ele é encorajado a reportá-la em um dos diversos canais de denúncia da ABB, como também pode ser convidado a colaborar com a investigação com o fornecimento de informações e levantamento de documentos.

O funcionário também é estimulado a divulgar a cultura de ética e integridade entre os clientes e fornecedores da ABB. Nesse ponto, citamos como exemplo o engajamento do time de supply e das áreas de negócios junto aos fornecedores críticos da ABB que são submetidos a procedimento de background checking, com vistas a apurar o envolvimento com questões de corrupção, suborno, condutas anticoncorrenciais, dentre outras matérias relacionadas a ética e integridade.

Vale lembrar também que anualmente a ABB promove o evento chamado Integrity Week, em que nossos colaboradores são convidados a participar de diversas ações, como jogos, apresentações, concursos etc.


abb-evento

5) Quais benefícios o compliance trouxe para a ABB?

Sem sombra de dúvidas, o principal benefício que o compliance trouxe para a ABB foi o aumento da confiança por parte de fornecedores, clientes, colaboradores e demais stakeholders na ABB. Ao ter conhecimento dos princípios éticos e de integridade da ABB, seus mecanismos de controle e até mesmo os reconhecimentos obtidos (como, por exemplo, o próprio selo Pró-Ética), percebemos que eles ficam mais tranquilos em firmar parcerias com a ABB, pois sabem que a empresa toma todas as medidas possíveis para não se envolver com qualquer ato que possa macular sua reputação de empresa séria, sólida, ética e íntegra.

Aumentando a confiança em nossa empresa, consequentemente, aumenta-se o valor agregado de nossos negócios, pois sabemos que conseguiremos transmitir a nossos clientes a segurança e tranquilidade que estes esperam em termos de ética nos negócios.

Por fim, mas não menos importante, o compliance aumenta a confiança de nossos colaboradores, atrai e retém novos talentos. No atual cenário político que nosso país enfrenta, não é incomum ver muitos candidatos a empregos pesquisando sobre a conduta e os princípios da empresa antes de se candidatar a uma vaga, pois sabem que uma empresa antiética poderá enfrentar problemas financeiros e de imagem gravíssimos, colocando os empregos de seus colaboradores em risco. 


6) Como funcionam os canais de comunicação da empresa para solicitação de orientações sobre ética nos negócios e para possíveis denúncias?

A ABB encoraja seus funcionários constantemente a buscar aconselhamento e reportar todo e qualquer comportamento antiético ou ilegal por meio dos canais de comunicação da ABB e a Linha Direta de Ética nos negócios da ABB (hotline).

A hotline é disponibilizada 24 horas por dia, 7 dias da semana, não utiliza dispositivos de rastreamento de chamada ou de gravação, a fim de garantir a confidencialidade da denúncia e pode ser utilizada em diversas línguas. É um canal operado por empresa terceira independente, especializada nesse tipo de serviço.

Tanto nos treinamentos, como no dia-a-dia os funcionários são orientados a entrar em contato com o seu gestor e com os canais competentes: RH, Country ou Region Integrity Officer, Chief Integrity Officer do Grupo ABB (global), hotline (0800, com atendimento em diversos idiomas, inclusive português), por e-mail ou correspondência escrita.

Em caso de perguntas ou preocupações relacionadas a questões de Recursos Humanos, os empregados são encorajados a entrar em contato com o representante de Recursos Humanos que suporta a área. Em caso de orientação e esclarecimentos de dúvidas sobre questões legais e éticas, os funcionários são orientados a procurar ajuda junto ao Departamento Jurídico e de Integridade, pessoalmente, por e-mail ou telefone (dados disponibilizados na intranet da ABB).