Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Integridade > Pró-Ética > Avaliação

Empresa Pró-Ética

Inscrição    |   Avaliação    |   Acessar Sistema    |   Documentos   |   Estatísticas   |   Comitê Gestor   |   Histórico   |   Contato   


Como é feita a avaliação?
 

Todas as empresas que cumprirem os requisitos de admissibilidade previstos no Regulamento serão avaliadas pela Secretaria-Executiva do Pró-Ética, papel desempenhado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), a partir das respostas apresentadas na Análise de Perfil e no Questionário de Avaliação.

 

1. Requisitos de Admissibilidade

Serão avaliadas apenas as empresas que cumprirem os requisitos de admissibilidade previstos no artigo 9º do Regulamento, quais sejam:

 

Requisitos Básicos para aderir ao cadastro Pro-Ética

 

Não é necessário enviar documentos para comprovar a participação no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e para demonstrar que a empresa não está inserida nos Cadastros CEIS, CNEP e CEPIM, pois essas verificações serão feitas diretamente pelos avaliadores, através de consultas disponíveis em páginas eletrônicas.

 


Saiba Mais
: Informações sobre como aderir ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, podem ser obtidas em:
http://www.empresalimpa.ethos.org.br/index.php/empresa-limpa/pacto-contra-a-corrupcao

 


12. Análise de Perfil

Conjunto de perguntas sobre área de atuação, estrutura, relação com a Administração Pública, dentre outras, que permitirão ao avaliador compreender melhor o grau de exposição da empresa a risco de corrupção e fraudes e algumas de suas necessidades específicas em termos de medidas de integridade.

As respostas à Análise de Perfil serão declaratórias, não havendo necessidade de comprovação documental. Entretanto, caso se verifique que as respostas fornecidas são inverídicas, a empresa será automaticamente excluída do processo de avaliação. Clique aqui para acessar o formulário de análise de perfil.


3. Questionário de Avaliação

Conjunto de perguntas abertas, divididas em seis áreas: Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Canais de Denúncia e Remediação; Análise de Risco e Monitoramento e Transparência e Responsabilidade Social.

Para cada questão, a empresa deverá incluir a resposta no campo livre e adicionar como anexos um ou mais documentos comprobatórios (relatórios de auditoria, atas de reuniões, código de ética, políticas internas, cópia de telas de intranet ou internet, etc, dependendo da questão). Clique aqui para acessar o questionário avaliativo

As respostas ao questionário serão analisadas de acordo com o perfil da empresa. Isso significa que a empresa deverá comprovar que apresenta um programa compatível com a sua realidade e com os seus riscos em cada área avaliada. Para auxiliar o preenchimento do questionário foi desenvolvido um Documento Orientativo.


4. Pontuação

Cada área do questionário terá a seguinte pontuação máxima:

Pontuação

 

A empresa que alcançar pontuação igual ou superior a 70 pontos e, cumulativamente, atingir o mínimo de 40% em todas as áreas do questionário estará habilitada a compor a lista Pró-Ética daquele ano.

A avaliação da Secretaria-Executiva é levada ao Comitê-Gestor, que toma a decisão final sobre a pontuação da empresa e sua consequente entrada ou não na lista. Todos os detalhes sobre a avaliação e sobre o funcionamento do Pró-Ética podem ser consultados no Regulamento