Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Integridade > Pró-Ética > Avaliação

Header.png

Inscrição    |   Avaliação    |   Acessar Sistema    |   Documentos   |   Comitê Gestor   |   Histórico   |   Relatórios de Avaliação   |   Contato   


Como é feita a avaliação?
 

Todas as empresas que cumprirem os requisitos de admissibilidade previstos no Regulamento serão avaliadas pela Secretaria-Executiva do Pró-Ética, papel desempenhado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), a partir das respostas apresentadas na Análise de Perfil e no Questionário de Avaliação.

 

1. Requisitos de Admissibilidade

Serão avaliadas apenas as empresas que cumprirem os requisitos de admissibilidade previstos no artigo 9º do Regulamento, quais sejam:

 

 

Não é necessário enviar documentos para comprovar a participação no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e para demonstrar que a empresa não está inserida nos Cadastros CEIS, CNEP e CEPIM, pois essas verificações serão feitas diretamente pelos avaliadores, através de consultas disponíveis em páginas eletrônicas.

 


Saiba Mais
: Informações sobre como aderir ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, podem ser obtidas em:
https://www.empresalimpa.ethos.org.br/index.php/empresa-limpa/pacto-contra-a-corrupcao

 


12. Análise de Perfil

Conjunto de perguntas sobre área de atuação, estrutura, relação com a Administração Pública, dentre outras, que permitirão ao avaliador compreender melhor o grau de exposição da empresa a risco de corrupção e fraudes e algumas de suas necessidades específicas em termos de medidas de integridade.

As respostas à Análise de Perfil serão declaratórias, não havendo necessidade de comprovação documental. Entretanto, caso se verifique que as respostas fornecidas são inverídicas, a empresa será automaticamente excluída do processo de avaliação. Clique aqui para acessar o formulário de análise de perfil.


3. Questionário de Avaliação

Conjunto de perguntas divididas em seis áreas: Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Canais de Denúncia e Remediação; Análise de Risco e Monitoramento e Transparência e Responsabilidade Social

Para cada questão, a empresa deverá anexar um ou mais documentos comprobatórios Clique aqui para acessar o questionário avaliativo.  Ao final do conjunto de perguntas de cada área de avaliação, a empresa poderá apresentar comentários e explicações que julgar importantes para a melhor compreensão das evidências apresentadas.

As respostas ao questionário serão analisadas de acordo com o perfil da empresa. Isso significa que a empresa deverá comprovar que apresenta um programa compatível com a sua realidade e com os seus riscos em cada área avaliada. Para auxiliar o preenchimento do questionário foi desenvolvido um Documento Orientativo.


4. Pontuação

Cada área do questionário terá a seguinte pontuação máxima:

 

A empresa que alcançar pontuação igual ou superior a 70 pontos e, cumulativamente, atingir o mínimo de 40% em todas as áreas do questionário estará habilitada a compor a lista Pró-Ética daquele ano.

A avaliação da Secretaria-Executiva é levada ao Comitê-Gestor, que toma a decisão final sobre a pontuação da empresa e sua consequente entrada ou não na lista. Todos os detalhes sobre a avaliação e sobre o funcionamento do Pró-Ética podem ser consultados no Regulamento