Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)

Conheça a experiência da instituição na implantação da Lei de Conflito de Interesses.

Reitoria do Ifal1. Como o instituto se organizou para implementar a Lei de Conflito de Interesses? Quais foram as principais providências?

Entre as providências tomadas constam as reuniões sistematicamente realizadas entre a Comissão de Ética, o reitor, pró-reitores e os diretores-gerais, com fins instrutivos e educativos; as visitas da Comissão de Ética aos campi, reunindo docentes e técnicos-administrativos para tratar, entre outros assuntos, do Código de Ética do Ifal recém aprovado, bem como, das situações de conflito de interesses e de possíveis violações éticas.

Realizamos também uma campanha de divulgação explicativa com cartazes na Reitoria e nos campi para o fortalecimento e estruturação da Comissão de Ética do instituto.

 

2. Mesmo contando com um baixo volume de consultas, o Ifal tem apresentado ótimo desempenho no atendimento dos prazos de análise. Foi definido algum fluxo interno?

A Comissão de Ética reúne-se semanalmente e isso facilita a tramitação dos fluxos.

 

3. O IFAL tem alguma estratégia de divulgação da Lei de Conflito de Interesses e de como ela afeta o dia-a-dia dos agentes públicos?

A divulgação da Lei de Conflito de Interesses vem sendo feita por meio do Departamento de Comunicação do Ifal e por meio das ações da Comissão de Ética, tanto na Reitoria como nos campi. Desse modo acentuamos a importância das comissões de ética locais, particularmente seu papel educativo, atuando na prevenção das situações de conflito de interesses e destacamos o papel da Diretoria de Gestão de Pessoas e do setor de Auditoria Interna no apoio às politicas de controle e prevenção de irregularidades funcionais. No caso do Ifal, esse trabalho tem sido fundamental para a redução das situações de conflitos, mas entendemos que muito ainda há para ser feito nesse sentido.

 

Diretoria de Gestão de Pessoas

E-mail: dgp@ifal.edu.br
Telefone: (82) 3194-1150

 

Comissão de Ética

E-mail: etica@ifal.edu.br
Telefone: (82) 3194-1150