Metodologia

por ASCOM publicado 01/06/2016 18h51, última modificação 16/12/2016 10h35
Conheça os critérios e parâmetros do sorteio e como serão selecionados os 70 municípios a serem fiscalizados no 3º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizou sorteio aleatório de municípios, no dia 2 de junho de 2016, por meio do software livre R, utilizado em aplicações que envolvem estatística e amostragem. Será utilizada a versão 3.3.0 do software em sua configuração“default”, com o gerador de números “Marsenne-Twister”, implementado como padrão ou escolha preferencial nos principais softwares estatísticos que utilizam amostragem, tais como SAS, SPSS, STATA.

O universo de municípios passível de seleção são todos aqueles localizados nos setores 1 e 2 de cada Estado, excetuados aqueles que se encontram em carência por terem sido fiscalizados no 1º ciclo ou nas edições 39 e 40 dos Sorteios Públicos. Nesse sentido, a amostragem passou a contar com 1.520 municípios.

Arquivo: zip.gif Algoritmo - Programa de Fiscalização em Entes Federativos - 3º Ciclo 

Observações

O sorteio computacional será efetuado a partir de um número “semente”, que determinará a sequência de números gerados.

O resultado do sorteio computacional é auditável, na medida em que o fornecimento do mesmo número “semente” ao software garante a geração da mesma sequência numérica.

O número “semente” a ser utilizado será determinado pelo resultado do sorteio aleatório da Loteria Federal, operacionalizada pela Caixa Econômica Federal.

Parâmetros

Utilização do resultado do concurso da Loteria Federal imediatamente anterior à data do evento de divulgação do resultado do sorteio de municípios.

A semente do sorteio será o número resultante da concatenação de oito dígitos: os quatro últimos dígitos do 1º prêmio da Loteria Federal (unidade de milhar, centena, dezena e unidade); e os quatro últimos dígitos do 2º prêmio da Loteria Federal (unidade de milhar, centena, dezena e unidade).

Exemplo: Se o evento do sorteio de municípios fosse agendado para o dia 31/03/2016, a semente seria obtida do Concurso 05062 da Loteria Federal ocorrido em 30/03/2016, cujo resultado foi:

1º prêmio: 10036

2º prêmio: 60858

Nesse exemplo, a semente do sorteio seria o número 360.858 (Trezentos e sessenta mil oitocentos e cinquenta e oito) obtido de 00360858.

Observação: O sorteio seguiu o Concurso 05080 da Loteria Federal, realizado no dia 1º de junho de 2016, cujo resultado foi:

 1º prêmio: 07902

2º prêmio: 77068

Dessa forma, a semente do sorteio foi o número 79.027.068 (Setenta e nove milhões, Vinte e sete mil e sessenta e oito) obtido de 79027068.

 

 Metodologia

Utilização da lista de municípios na ordem disposta no sítio www.cgu.gov.br. A lista ordenada será denominada “base”;

 Inclusão do número “semente” e utilização do gerador de números “Mersenne-Twister” como parâmetros iniciais (utilização da função set.seed(semente, kind=”Mersenne-Twister”));

Geração de uma sequência de números com distribuição uniforme (0,1), por meio da função runif(qt_municipios). Essa sequência terá a mesma quantidade de números que os municípios da base;

Atribuição de cada número gerado no item anterior a um município da base, coincidindo a ordem da sequência de números com a ordenação dos municípios na base. Ou seja, o primeiro número da sequência será atribuído ao primeiro município da base, o segundo da sequência ao segundo da base, e assim sucessivamente. Os números atribuídos serão denominados “valor”;

Separação dos municípios da base por UF e seleção daqueles que possuírem o menor valor, considerando o tamanho da amostra de cada UF, na lista de municípios. Por exemplo, se o tamanho da amostra em determinada UF for dois, serão selecionados os dois municípios com o menor valor dessa UF. Em caso de empate nos valores, será utilizado como critério de desempate a ordem alfabética crescente dos nomes dos municípios empatados. Desse modo, se houver empate nos valores dos municípios fictícios de Acácia e Zala pertencentes à mesma UF e apenas um puder ser selecionado, será escolhido o município de Acácia. 

pdf.gif Municípios em Carência: Lista dos 74 municípios excluídos  do universo do 3º ciclo de fiscalização 

pdf.gif Municípios Selecionáveis: Lista dos 1.520 municípios aptos à seleção do 3º ciclo de fiscalização por meio de sorteio