Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Auditoria e Fiscalização > Plano Tático > Temas > Infraestrutura Hídrica

Implantação da Infraestrutura Hídrica

O cenário hídrico atual no Brasil traz uma perspectiva daquilo que pode ser a maior crise da oferta de água para abastecimento da nossa história. Embora, historicamente, as estiagens prolongadas sejam mais associadas ao Nordeste, esses eventos têm ocorrido também de forma mais intensa em outras regiões do Brasil.

Apesar de o paíspossuir cerca de 12% da água doce superficial disponível na Terra, há uma distribuição territorial natural bastante desigual desse recurso. Não é, portanto, tarefa simples garantir o acesso à água para todos, principalmente porque a necessidade de ampliação constante da oferta requer, além do reforço das infraestruturas de abastecimento existentes, a utilização de novos mananciais. 

Neste contexto, ao longo do exercício de 2017, a CGU realizou avaliações envolvendo a temática para fazer um diagnóstico dos investimentos do Governo Federal na área hídrica, assim como avaliar obras específicas financiadas com tais recursos sob o aspecto do planejamento, custo e qualidade construtiva dos empreendimentos. 

Conheça os resultados abaixo!