Programa Capacita

por ASCOM publicado 14/02/2014 15h46, última modificação 04/09/2014 10h31
Realização de eventos de capacitação aos gestores públicos, publicação de cartilhas e outros documentos de orientação preventiva.

Coleção CapacitaInstituído pela Portaria nº 1965, de 04 de outubro de 2010, o Programa Capacita é uma iniciativa da CGU que objetiva promover a melhoria da gestão de recursos públicos por meio da oferta continua de orientações e capacitações a Gestores Federais em áreas relacionadas à área de atuação do Controle Interno

O Brasil vem passando por profundas mudanças no contexto econômico-social nos últimos dez anos, e, para acompanhar tais mudanças , o Estado precisa modernizar sua máquina, renovar seu quadro funcional e utilizar seus recursos materiais, humanos e financeiros com maior eficiência.

A proposta, desta forma, prevê o envolvimento e a participação de todas as unidades da Controladoria–Geral da União (CGU), e tem como elemento fundamental a manutenção de um canal aberto e construtivo entre a CGU e os gestores federais. Nesse caminho, as experiências acumuladas com o conhecimento do Controle Interno sobre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal passaram a ser o principal insumo para orientação e capacitação de gestores em palestras, encontros e cursos de curta duração, presenciais ou a distância.

A instituição de um programa que organize os esforços e alinhe as ações de capacitação de forma integrada e consistente tem o objetivo de potencializar os efeitos benéficos verificados a partir de experiências de capacitação bem-sucedidas.

Assim o Capacita objetiva prover gestores de orientação e capacitação em um fluxo contínuo sobre temas relacionados ao aprimoramento dos controles internos em busca de uma gestão pública federal eficiente e eficaz, reforçando a posição da CGU com Órgão que apóia a Gestão.

Finalidade

I – fortalecer o controle preventivo
II – valorizar as iniciativas de interação com os gestores públicos federais ; e
III – promover a melhoria da gestão dos recursos públicos

Público-alvo

Gestores Públicos Federais

Modalidades dos Cursos

O Programa oferece cursos e eventos nas seguintes modalidades:
a) Cursos a Distância
b) Seminários
c) Palestras
d) Oficinas

Cursos Oferecidos

Os cursos são oferecidos de acordo com as necessidades e temas de interesse dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, sempre com o objetivo de discutir temas de seu interesse, com foco na política pública, os programas e ações de governo, e a experiência do Controle Interno, abordados sob aspectos como:

  • Aprimoramento de Programas de Governo
  • Controles Aplicados à Gestão
  • Licitações e Contratos
  • Terceirização
  • Pessoal
  • Siafi Gerencial
  • Transferências Voluntárias e Siconv
  • Recursos Externos
  • Tomadas de Contas Especial
  • Controle e Auditoria Interna