Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Auditoria e Fiscalização > Enccla

Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla)


Enccla

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), coordenada pelo Ministério da Justiça, congrega mais de 60 órgãos dos três Poderes, Ministérios Públicos e da sociedade civil.

A cada ano, os órgãos participantes da Enccla definem as ações que serão executadas no ano seguinte por grupos de trabalho por eles constituídos e coordenados, com a finalidade de fomentar e promover o aperfeiçoamento legal e institucional do Estado Brasileiro na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Desde o surgimento da Enccla, em 2003, o MTFC tem uma pronunciada atuação, sendo membro ativo do Gabinete de Gestão Integrada e participando e/ou coordenando diversas ações.

No ano de 2016, o MTFC está participando de 11 Grupos da ENCCLA, dos 13 existentes, coordenando os seguintes:


  • Avaliar a transparência nos Poderes Legislativo (3 esferas), Judiciário (esfera Federal e Estadual), Ministério Público (esfera Federal e Estadual) e Tribunais de Contas (esfera Federal, Estadual e Municipal) – Ação 1.
  • Criar diretrizes para implantação e efetivo funcionamento dos sistemas estadual e municipal de controle interno – Ação 3
  • Fortalecer os instrumentos de governança, de integridade e de controle na Administração Pública – Ação 5

Saiba Mais 


Ação 3

Documento