e-Aud


O e-Aud é o sistema desenvolvido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) para gestão da Atividade de Auditoria Interna Governamental. O sistema integra, em uma única plataforma eletrônica, todo o processo de auditoria, o desde o planejamento das ações de controle até o monitoramento das recomendações emitidas e o registro dos benefícios. 

O sistema é oferecido gratuitamente a todos os órgãos e unidades que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) e às auditorias internas singulares dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal (Audin). Por ser um sistema Web, ele não precisa ser instalado nas máquinas nem de servidor para o armazenamento dos dados. Para utilizá-lo basta acessá-lo pela internet. 

Perguntas Frequentes

Características Gerais do e-Aud 

  • Aderente às Normas e orientações do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal; 

  • Planejamento, execução e monitoramento das ações de controle; 

  • Interface única para interação entre a CGU e as unidades auditadas; 

  • Responsivo, que se adapta a telas de tamanhos diferentes e aparelhos móveis; 

  • Totalmente web, sem necessidade de instalação ou configuração; 

  • Gratuito, sendo disponibilizado e mantido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União; 

  • Possibilidade de comunicação entre usuários do sistema de diferentes órgãos e entidades, permitindo a interação durante a realização dos trabalhos de auditoria e no monitoramento das recomendações e ocorrências de trilhas de auditoria; 

  • Autenticação digital pelo gov.br, ambiente de controle de acesso unificado para todos os serviços do Governo Federal. 

 

Como Aderir 

Antes de iniciar o uso do e-Aud, os gestores são capacitados pela Secretaria Federal de Controle Interno da CGU. O cronograma de capacitação dos órgãos e unidades que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) e as auditorias internas singulares dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal (Audin) é definido de forma conjunta entre a unidade de auditoria interna e a respectiva unidade de auditoria da CGU.  

Até o final de agosto, os órgãos e unidades localizados no Distrito Federal serão capacitadopara uso das funcionalidades de monitoramento online das recomendações e de ocorrências de trilhas de auditoria, que substituem o Sistema de Trilhas de Auditoria de Pessoal e o Sistema Monitor. A partir de setembro, esta capacitação se estenderá para as demais unidades da federação.  

partir de janeiro de 2020, as demais funcionalidades do sistema serão disponibilizadas para os órgãos e entidades que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) e as auditorias internas singulares dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal (Audin). 

Caso queira saber mais informações, o titular da unidade auditada pela CGU deve entrar em contato com a unidade de auditoria responsável pelo seu órgão.