Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Atividade Disciplinar

Atividade Disciplinar


Punições Administrativas.png


A correição é uma das áreas de atuação fundamentais do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e consiste nas atividades relacionadas à apuração de possíveis irregularidades cometidas por servidores públicos e à aplicação das devidas penalidades. A unidade da CGU responsável por essas atividades é a Corregedoria-Geral da União (CRG).

Em 2005, com o Decreto nº 5.480, foi criado o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, integrado pela CRG como Órgão Central (Decreto nº 5683/2006), pelas unidades específicas de correição junto aos ministérios, como Unidades Setoriais, e pelas unidades específicas de correição que compõem as estruturas dos ministérios, autarquias e fundações como Unidades Seccionais.

Desta forma, o Sistema objetiva integrar as atividades de correição no âmbito do Poder Executivo Federal e está estruturado da seguinte maneira:


Notícias

08/01/2018

66% dos servidores federais expulsos em 2017 cometeram atos de corrupção

Ano fechou com 506 demissões, cassações de aposentadoria e destituição de comissionados. Nos últimos 15 anos, 6.714 funcionários públicos foram punidos pelo Governo Federal

04/12/2017

CGU pune servidores do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro

Eles respondem por irregularidade em licitação para locação de equipamentos de hemodiálise