Menu acessível interno:
Portal do Governo Brasileiro
 
   
 
Mapa do Site | Perguntas Frequentes | Sites Relacionados | Contato


fim do menu desta área Mapa do Site Perguntas Frequentes Sites Relacionados Fale Conosco Busca Perfil da CGU no TwitterPerfil da CGU no FacebookPerfil da CGU no Youtube Página Inicial da CGU Página Inicial da CGU Página Inicial da CGU

Prevenção da Corrupção > Turma da Mônica

“Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”

O Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania! é uma parceria firmada entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa com o objetivo de disseminar entre as crianças valores relacionados à participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo.

Com o auxílio do universo divertido dos personagens da Turma da Mônica, procura-se, por meio deste Programa, envolver estudantes, professores, famílias, escolas e comunidades em reflexões sobre temas relacionados à gestão do Estado e à organização da sociedade.

Estimular os indivíduos, desde pequenos, a se apropriar dos atributos de sua condição cidadã é investir em uma formação ao mesmo tempo crítica e altruísta. Essa orientação, no futuro, resultará em cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, mais atentos aos atos dos governos e, sobretudo, aptos a exigir da Administração Pública maior transparência e efetividade, além de uma gestão mais sensível aos anseios da sociedade.

Edição de 2014,

Neste ano, serão alcançados pelo Programa mais 90 mil estudantes do 3º ano do ensino fundamental de escolas municipais situadas em todas as capitais do País. A seleção das escolas participantes foi realizada pelas Unidades Regionais da CGU, buscando alcançar, da forma mais democrática possível, a diversidade característica das instituições integrantes do sistema de ensino público brasileiro.

No 1º semestre deste ano, as escolas receberam kits pedagógicos destinados ao desenvolvimento das ações do Programa. Já o Programa em si será executado durante este 2º semestre do ano letivo.

Serão destinados às instituições de ensino participantes dois tipos de kits: um direcionado aos alunos (94.632 exemplares) e outro aos professores (3.365 unidades). O kit dos professor traz orientações e dicas de estratégias a ser empregadas pelos docentes para trabalhar o conteúdo proposto, visando atingir os objetivos traçados pelo Programa.

Previamente à aplicação do Um Por Todos, mais de mil professores foram capacitados para o desenvolvimento do conteúdo pedagógico sugerido. Os professores que ainda não receberam treinamento devem aproveitar o mês de agosto para fazerem matrícula na 2ª turma que já está com as inscrições abertas na Escola Virtual da CGU

No decorrer do 2º semestre, as escolas envolvidas desenvolverão as atividades propostas nos kits pedagógicos e detalhadas no processo de capacitação. Os trabalhos produzidos no âmbito do Programa Um Por Todos devem ser divulgados no ambiente escolar e na comunidade, com o propósito de ampliar o alcance das reflexões que podem emergir da sistemática de aplicação das atividades.

Os professores responsáveis deverão registrar as atividades desenvolvidas no decorrer do semestre, relatando experiências vividas, produtos obtidos e sugestões para o aprimoramento do Programa. A CGU solicitará também o preenchimento de questionários relativos à aplicação do Um Por Todos, com o intuito de traçar um diagnóstico dos resultados alcançados e delinear o formato das próximas edições.

Alunos, pais e professores são convidados a debater os temas tratados no Programa Um Por Todos e a narrar suas experiência com o Programa por meio dos canais oficiais da CGU nas redes sociais, Facebook e Twitter. Acompanhe os posts relacionados ao Programa pela hashtag #umportodos.

Como participar do programa?

Se sua escola almeja em participar futuramente do programa, registre seu interesse.