Menu acessĆ­vel interno:
Portal do Governo Brasileiro
 
   
 
Mapa do Site | Perguntas Frequentes | Sites Relacionados | Contato


Mapa do Site Perguntas Frequentes Sites Relacionados Fale Conosco Busca Perfil da CGU no TwitterPerfil da CGU no FacebookPerfil da CGU no Youtube PƔgina Inicial da CGU PƔgina Inicial da CGU PƔgina Inicial da CGU

28/02/2013

CGU e Governo do Estado da Bahia finalizam implantação do ODP.nano

A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Governo do Estado da Bahia apresentam, nesta quinta-feira (28/02), o resultado final dos trabalhos desenvolvidos pelo ODP.nano no Estado, na área de compras estadual. Durante o projeto, realizado pelo governo baiano com assistência e repasse de metodologia da CGU, foram analisados os bancos de dados de forma censitária e geradas 10 trilhas que nortearão os trabalhos de auditoria na área de compras do governo do Estado.

O ODP.nano, produto do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Controladoria e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi criado para reproduzir, em nível estadual, o modelo de atuação do Observatório da Despesa Pública (ODP), unidade da CGU, no acompanhamento e controle dos gastos públicos, com utilização de ferramentas tecnológicas e recursos humanos capacitados.
Para a implantação do ODP.nano foram selecionados os estados da Bahia e de Santa Catarina, que atenderam os requisitos de informatização, transparência dos gastos públicos, existência de relacionamento institucional com a CGU e previsão de orçamento estadual para o projeto.

O Governo do Estado da Bahia recebeu da CGU, por intermédio do Acordo de Cooperação, um pacote de equipamentos tecnológicos e um conjunto de aplicativos de investigação, além da capacitação de auditores para uso das ferramentas disponibilizadas. O investimento foi da ordem de US$ 60 mil.
Com esta apresentação final, a CGU conclui o processo de implantação do ODP.nano na Bahia, cumprindo, dentro do prazo, a meta estabelecida no Acordo de Cooperação.

O ODP

O Observatório da Despesa Pública é uma unidade permanente da CGU voltada para a aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. O objetivo é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.

Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para a realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela Controladoria. Outra finalidade é informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, permitindo análises comparativas e subsidiando a tomada de decisões para a melhoria da aplicação dos recursos públicos.


Assessoria de Comunicação Social